Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Algarve não é uma cidade, mas sim uma região. Está situada no Sul de Portugal e é composta por 16 cidades.
A seguir, veja o que fazer em Algarve. Se você está planejando fazer turismo em uma das 5 cidades para visitar em Portugal, já comece a preparar o seu roteiro – porque tem muito o que você conhecer na região do Algarve!
O que fazer em Algarve: conheça a capital da costa portuguesa
Faro é a capital da região de Algarve, além de ser a cidade mais populosa de lá. Você pode optar por passeios mais relaxantes e inspiradores ou mais badalados. A cidade é recheada de cultura, muito importante para as histórias portuguesa e europeia.
Escolhendo um passeio mais relaxante e inspirador, você pode ir conhecer o Centro Histórico da região. Com estilo medieval e cercada por muralhas, a cidade de Faro vai fazer você se sentir em uma viagem no tempo.
Se você gosta de algo mais exclusivo, a Ilha Deserta é ideal para você. Afastado de tudo e de todos, o aspecto isolado da ilha traz muita tranquilidade em meio a natureza.
A Praia da Falésia, considerada uma das mais bonitas do país, também está por lá. O mar de águas claras e com uma faixa de areia estreita encanta qualquer um. A praia é contornada por rochas e, ao redor dela, você pode desfrutar de restaurantes a beira mar.
O Palácio Estoi foi construído no estilo de rococó, um estilo artístico que nasceu no século 18, em 1909. Atualmente, o palácio é uma grande representação da cultura europeia.
Para um passeio mais badalado, que tal conhecer o Columbus Bar? O bar é premiado e reverenciado por todo o país, oferecendo os melhores drinks. O local é ideal para quem quer aproveitar a noite em um passeio mais agitado.
Clima de Algarve: saiba o que esperar durante o ano
Durante todo o ano o sol está presente, com temperaturas agradáveis. O inverno, quando comparado aos outros países europeus, conta com temperaturas relativamente boas. O clima é mediterrâneo temperado.
O clima mediterrâneo tem o verão e o inverno bem definidos ao longo do ano, com verões mais secos e quentes e invernos mais moderados. Já o clima temperado, que também apresenta essa clara divisão entre as duas estações, conta com um inverno com temperaturas mais baixas e um verão mais quente. Essa combinação gera o clima perfeito de Algarve, com, aproximadamente, 300 dias de sol no ano.
A melhor época para viajar para a região é durante os meses de junho a setembro, referente ao verão europeu. A paisagem fica mais bonita e com mais cores, com um tempo muito bom para quem quer pegar a praia. O período das férias dos países europeus acontece nos meses de julho e agosto, então, se você quer fugir do mar de gente, opte por ir antes ou depois desses meses.
O que fazer em Algarve: os principais pontos turísticos
Mesmo recheada de praias incríveis, você não vai se cansar da vista. Aproveite que está passeando por Algarve e conheça as praias de Dona Ana e do Camilo, situadas em Lagos. Além disso, você pode visitar uma das mais belas e reconhecidas paisagens do litoral de Portugal, a Ponta da Piedade – grutas e cavernas compõem a paisagem. Aproveite e desfrute dos passeios de barco do local.
Separe um tempinho para conhecer Albufeira, uma das maiores cidades da região de Algarve. Muitas opções de restaurante, hospedagem e bares. As praias da cidade até a fronteira com a Espanha são caracterizadas por longas faixas de areia e com paisagens bem mais abertas. É aqui que você vai encontrar a Praia dos Pescadores, o “coração” da cidade. De areia dourada e com poucas ondas, o fácil acesso à praia também traz consequências negativas para o local.
Infelizmente, devido ao turismo elevado na região, a Praia dos Pescadores fica mais lotada que as demais, aumentando a sua taxa de poluição. A Cidade Velha é a região mais alta de Albufeira. Foi formada pelos antigos mouros, com ruas estreitas e arcos que dividem os antigos bairros. A Torre do Relógio é um dos pontos mais altos, sendo uma das torres que defendiam a cidade e, muitas vezes, utilizadas para prender os prisioneiros.
Você também pode conhecer o Miradouro do Pau da Bandeira, onde a vista é incrível – ainda mais durante o pôr do sol. Está localizado na falésia do Largo 25 de Abril.
A rua mais turística da cidade é a Rua 5 de Outubro. Você vai encontrar mosaicos de pedras portuguesas, além de muitas lojas e restaurantes. Bem ao lado, você encontra a Rua Cândido dos Reis, repleta de pubs e bares, com muita movimentação.
A breve história de Algarve: conheça mais sobre a bela região
Povoada por diversos povos, a região de Algarve já foi ocupada por Celtas, Iberos, Fenícios, Romanos, Árabes, entre outros.
A influência mulçumana ainda é visível na região, seja na língua portuguesa – palavras que começam com “al”, geralmente, têm origem árabe –, em algumas técnicas agrícolas ou na estrutura das chaminés algarviais.
A região de Algarve foi conquistada em 29 de março de 1249, durante o reinado de D. Afonso III. Desde 1970, Algarve vem sendo um grande fator no crescimento econômico português devido ao turismo.